Já escrevi várias vezes sobre o tema das IPMS.

Volto novamente ao tema porque passou um pouco despercebida a “revogação” das anteriores IPMS, que foram substituídas pelas IPMS All Buildings.

As IPMS All Buildings são um conjunto de padrões internacionais para medir a área dos imóveis, aspeto sempre crítico no trabalho do perito avaliador de imóveis. Foram desenvolvidas por uma coligação de organizações profissionais, incluindo a Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) e a International Property Measurement Standards Coalition (IPMSC). Fornece uma metodologia coerente e transparente para medir imóveis em diferentes mercados e regiões. Destina-se a melhorar a comparabilidade e a fiabilidade da informação imobiliária e a melhorar a qualidade e a consistência das práticas de avaliação e gestão.

João Fonseca | Perito Avaliador de Imóveis | 919375417

As IPMS All Buildings abrangem quatro tipos de medição:

-IPMS 1 e IPMS 2, que são medições externas e internas, respetivamente, para a totalidade ou parte de um edifício.

-IPMS 3.1 e IPMS 3.2, que são medições externas e internas, respetivamente, necessárias para ocupação exclusiva.

-IPMS 4.1 e IPMS 4.2, que são medições internas necessárias para áreas selecionadas, respetivamente, incluindo paredes internas e Colunas e excluindo Paredes Externas e Colunas.

Cada IPMS tem uma finalidade diferente, dependendo do uso pretendido da medição. É aplicável a todos os tipos de edifícios, como escritórios, retalho, industrial, residencial e de uso misto.

As IPMS All Buildings destinam-se a complementar e não substituir os padrões nacionais ou regionais existentes. Ele fornece uma linguagem comum e uma estrutura para medir edifícios, globalmente.

 

Este artigo foi elaborado por João Fonseca, perito avaliador de imóveis e perito avaliador de máquinas e equipamentos, registado na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com o registo PAI/2010/0019, membro 7313161 do RICS (Royal Institution of Chartered Seurveyors), RICS Registered Valuer, membro da TEGoVA e European Registered Valuer REV-PT/ASAVAL/2023/8, Vogal do Conselho Fiscal, Disciplinar e Deontológico da ANAI (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), Perito da Bolsa de Avaliadores da Câmara Municipal de Lisboa, Associate Thinker no blogue out-of-the-boxthinking.blogspot.pt. É coautor do livro “Reabilitação urbana sustentável”, ISBN 978-989-8414-10-6. Possui uma Pós-Graduação em “Gestão e Avaliação no Imobiliário” pela Católica Porto Business School e tem o curso de formação em “Avaliação Imobiliária” pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias. Tem escritórios na Rua Pinto Bessa, 522, RC, Centro, Esquerdo, 4300-428 Porto e na Rua Visconde de Santarém, 75 C, 1000-286 Lisboa. É formador em avaliação imobiliária na empresa Domínio Binário. A Lei n.º 153/2015 de 14 de setembro regula o acesso e o exercício da atividade e a profissão dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *