portal imobiliário

O portal imobiliário CasaYes está a ser uma boa surpresa para quem procura imóveis, qualquer que seja o âmbito (aquisição, avaliação imobiliária…). Lançado em maio de 2023 pela Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária (APEMIP), o CasaYes é o primeiro portal imobiliário inteiramente gerido pelo setor.

Uma das suas principais vantagens é a parceria com as principais redes imobiliárias do país, incluindo a Zome, a Remax e a Century 21. Através deste acordo, o portal garante que os utilizadores têm acesso a milhares de imóveis, durante vários dias, antes mesmo de estes serem disponibilizados noutras plataformas. Essa “antecipação” representa uma vantagem incomparável para quem procura uma nova habitação, garantindo acesso privilegiado às últimas novidades.

Essa antecipação na divulgação de imóveis pode ser vista como uma ameaça para o Idealista, um dos principais portais imobiliários em Portugal. Ao oferecer aos utilizadores a possibilidade de aceder aos imóveis antes de eles serem anunciados em outras plataformas, o CasaYes pode atrair um número significativo de clientes, reduzindo o tráfego e a visibilidade daquela plataforma.

João Fonseca | Perito avaliador de imóveis certificado

No entanto, é importante ressaltar que a concorrência saudável entre plataformas pode beneficiar os consumidores, incentivando a inovação e a melhoria contínua dos serviços oferecidos. O Idealista, por exemplo, poderá responder a esse desafio com novas funcionalidades e serviços que agreguem valor para os seus utilizadores e, quem sabe, com uma necessária baixa dos seus preços.

Uma das inovações do CasaYes é a integração de inteligência artificial, que pode facilitar, por exemplo, as pesquisas personalizadas de imóveis e a procura de casas nas grandes cidades pela proximidade à rede de metro. Essa funcionalidade permite que os utilizadores encontrem mais facilmente os imóveis que atendam as suas necessidades específicas.

Do ponto de vista do perito avaliador de imóveis certificado, a grande mais-valia, para lá do acesso aos imóveis primeiro que em outros portais, é a sua facilidade de pesquisa e também a forma de apresentar os imóveis, com um mapa muito bem conseguido.

Para lá disto, ainda é de realçar a qualidade de impressão dos anúncios em “pdf”, ferramenta muito importante para quem faz avaliações imobiliárias. Permite fazer o registo de uma forma mais rápida, sem ter de recorrer a ferramentas como o “Nimbus”.

Uma das fazes críticas da avaliação imobiliária é o registo de informação para memória futura, que não se pode ficar, unicamente, pelo registo dos “links” (que rapidamente desaparecem).

Este artigo foi elaborado por João Fonseca, perito avaliador de imóveis e perito aval\iador de máquinas e equipamentos, registado na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com o registo PAI/2010/0019, membro 7313161 do RICS (Royal Institution of Chartered Seurveyors), RICS Registered Valuer, membro da TEGoVA e European Registered Valuer REV-PT/ASAVAL/2023/8, Vogal do Conselho Fiscal, Disciplinar e Deontológico da ANAI (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), Perito da Bolsa de Avaliadores da Câmara Municipal de Lisboa, Associate Thinker no blogue out-of-the-boxthinking.blogspot.pt. É coautor do livro “Reabilitação urbana sustentável”, ISBN 978-989-8414-10-6. Possui uma Pós-Graduação em “Gestão e Avaliação no Imobiliário” pela Católica Porto Business School e tem o curso de formação em “Avaliação Imobiliária” pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias. Tem escritórios na Rua Pinto Bessa, 522, RC, Centro, Esquerdo, 4300-428 Porto e na Rua Visconde de Santarém, 75 C, 1000-286 Lisboa. É formador em avaliação imobiliária na empresa Domínio Binário. A Lei n.º 153/2015 de 14 de setembro regula o acesso e o exercício da atividade e a profissão dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *