Esta semana vamos à boleia do jornal “Expresso”. A última edição alertou-nos para a apresentação de um novo portal, designado de T-Invest.
O T-Invest é assim apresentado:
“Decidir onde viver, trabalhar ou investir deve ser uma escolha informada. O T-Invest foi criado para facilitar e agilizar essas escolhas, fornecendo informação relevante para famílias e empresas que se queiram instalar, expandir ou – porque não – começar uma nova vida.
Este é um portal único que dá a conhecer os benefícios oferecidos por municípios de todo o país: com informação sobre isenções de impostos, apoios à família, benefícios fiscais e disponibilidade de lotes para acolhimento empresarial. A plataforma foi construída para que trabalhadores, famílias e empresários possam selecionar o local mais adequado às suas necessidades – e tudo isto, sem sair de casa.”
Ao navegar neste portal terá a certeza de encontrar informação oficial e atualizada, através de uma ferramenta que o ajudará a conhecer melhor o país onde vive ou onde quer criar o seu negócio. São mais de 200 os municípios portugueses que oferecem aos seus residentes e empresários apoios e benefícios. O T-Invest é o local certo para os descobrir.

Ainda de acordo com o sítio da internet, o portal foi desenvolvido pelo Governo de Portugal com apoio de fundos europeus do Portugal 2020. A informação é disponibilizada e atualizada pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e por Câmaras Municipais de todo o país.
É uma boa ferramenta produzida pelas entidades públicas, o que é de saudar.
No que diz respeito a informação com interesse para a atividade do perito avaliador de imóveis, é possível encontrar, por exemplo, a identificação de áreas de acolhimento empresarial e as suas características.
Este artigo foi elaborado por João Fonseca, perito avaliador de imóveis e perito avaliador de máquinas e equipamentos, registado na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com o registo PAI/2010/0019, membro 7313161 do RICS (Royal Institution of Chartered Seurveyors), RICS Registered Valuer, membro da TEGoVA e European Registered Valuer REV-PT/ASAVAL/2023/8, Vogal do Conselho Fiscal, Disciplinar e Deontológico da ANAI (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), Perito da Bolsa de Avaliadores da Câmara Municipal de Lisboa, Associate Thinker no blogue out-of-the-boxthinking.blogspot.pt. É coautor do livro “Reabilitação urbana sustentável”, ISBN 978-989-8414-10-6. Possui uma Pós-Graduação em “Gestão e Avaliação no Imobiliário” pela Católica Porto Business School e tem o curso de formação em “Avaliação Imobiliária” pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias. Tem escritórios na Rua Pinto Bessa, 522, RC, Centro, Esquerdo, 4300-428 Porto e na Rua Visconde de Santarém, 75 C, 1000-286 Lisboa. É formador em avaliação imobiliária na empresa Domínio Binário. A Lei n.º 153/2015 de 14 de setembro regula o acesso e o exercício da atividade e a profissão dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional.