Normalmente, o perito avaliador de imóveis, quando pretende utilizar informação estatística, gratuita, sobre Turismo, recorre aos “sites” do Instituto Nacional de Estatística e do Turismo de Portugal, O TravelBI.

Entretanto, enquanto folheava um livro sobre Gestão Hoteleira, encontrei referência a algumas organizações internacionais que também produzem informação estatística sobre turismo, hotelaria e assuntos conexos. Fica aqui a sua indicação:

https://ec.europa.eu/eurostat/web/tourism

As estatísticas do Eurostat acerca do turismo incluem dois componentes principais relacionados com:

-Capacidade e ocupação dos estabelecimentos turísticos: Os dados de capacidade dizem respeito ao número de estabelecimentos e camas, enquanto os dados de ocupação referem-se ao número de chegadas a estabelecimentos de alojamento e ao número de noites passadas.

-Viagens turísticas: Estes dados incluem o número de turistas e viagens turísticas realizadas. Estão disponíveis desagregados por principais características da viagem, tais como destino, duração, meio de transporte utilizado e despesas, bem como por características sociodemográficas dos turistas, como idade e género.

https://www.unwto.org/

World Tourism Organization, United Nations.

dados da UNWTO sobre sazonalidade

 

A World Tourism Organization promove o turismo como um impulsionador do crescimento económico, desenvolvimento inclusivo e sustentabilidade ambiental e oferece apoio ao setor, no avanço do conhecimento e das políticas de turismo em todo o mundo.

https://wttc.org/

A Associação inclui todo o espectro da “Travel & Tourism industry” – desde companhias aéreas e aeroportos, hotéis e “hospitality groups”, operadores turísticos e agências de viagens, empresas de cruzeiros, companhias de seguros e a indústria tecnológica.

https://www.oecd.org/cfe/tourism/

Analisa e monitoriza políticas e mudanças estruturais que afetam o desenvolvimento do turismo nacional e internacional.

É também interessante referir que estes “sites” também produzem relatórios e tutoriais de muito interesse.

Este artigo foi elaborado por João Fonseca, perito avaliador de imóveis e perito avaliador de máquinas e equipamentos, registado na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com o registo PAI/2010/0019, membro 7313161 do RICS (Royal Institution of Chartered Seurveyors), RICS Registered Valuer, membro da TEGoVA e European Registered Valuer REV-PT/ASAVAL/2023/8, Vogal do Conselho Fiscal, Disciplinar e Deontológico da ANAI (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), Perito da Bolsa de Avaliadores da Câmara Municipal de Lisboa, Associate Thinker no blogue out-of-the-boxthinking.blogspot.pt. É coautor do livro “Reabilitação urbana sustentável”, ISBN 978-989-8414-10-6. Possui uma Pós-Graduação em “Gestão e Avaliação no Imobiliário” pela Católica Porto Business School e tem o curso de formação em “Avaliação Imobiliária” pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias. Tem escritórios na Rua Pinto Bessa, 522, RC, Centro, Esquerdo, 4300-428 Porto e na Rua Visconde de Santarém, 75 C, 1000-286 Lisboa. É formador em avaliação imobiliária na empresa Domínio Binário. A Lei n.º 153/2015 de 14 de setembro regula o acesso e o exercício da atividade e a profissão dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *