Nem sempre é fácil encontrar um tema para a minha escrita semanal e, na verdade, o de hoje fui buscar à minha caixa de correio, física.

São recorrentes os anúncios com títulos como “Quanto vale o meu imóvel” ou “Quanto vale a minha casa” ou com outra qualquer variação sobre estas frases. Ocorreu-me, então, simular o valor do mesmo imóvel em várias plataformas e verificar se existem diferenças entre as várias estimativas.

Foram realizadas cinco estimativas, que vão ser numeradas de 1 a 5, mantendo a confidencialidade sobre o nome das plataformas em que os valores foram obtidos.

Não comentar ou criticar eventuais contradições com o que está estipulado na Lei 15/2013, motivo de conflito com o perito avaliador de imóveis, mas existem quatro considerações que gostaria de fazer, de uma forma construtiva:

João Fonseca, Perito Avaliador de Imóveis, Quanto vale a sua casa

-Discrepância de valores entre as várias plataformas;

-Intervalo muito lato entre estimativas;

-Apresentação de valores até às unidades, não arredondados;

-Inclusão de conceitos que não existem em avaliação de imóveis, como “valor justo de mercado”, por exemplo.

Este artigo foi elaborado por João Fonseca, perito avaliador de imóveis e perito avaliador de máquinas e equipamentos, registado na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com o registo PAI/2010/0019, membro 7313161 do RICS (Royal Institution of Chartered Seurveyors), RICS Registered Valuer, membro da TEGoVA e European Registered Valuer REV-PT/ASAVAL/2023/8, Vogal do Conselho Fiscal, Disciplinar e Deontológico da ANAI (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), Perito da Bolsa de Avaliadores da Câmara Municipal de Lisboa, Associate Thinker no blogue out-of-the-boxthinking.blogspot.pt. É coautor do livro “Reabilitação urbana sustentável”, ISBN 978-989-8414-10-6. Possui uma Pós-Graduação em “Gestão e Avaliação no Imobiliário” pela Católica Porto Business School e tem o curso de formação em “Avaliação Imobiliária” pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias. Tem escritórios na Rua Pinto Bessa, 522, RC, Centro, Esquerdo, 4300-428 Porto e na Rua Visconde de Santarém, 75 C, 1000-286 Lisboa. É formador em avaliação imobiliária na empresa Domínio Binário. A Lei n.º 153/2015 de 14 de setembro regula o acesso e o exercício da atividade e a profissão dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional.