O artigo de hoje não é propriamente um artigo, mas sim um apanhado sítios da internet com interesse para o perito avaliador de imóveis, nomeadamente se costuma avaliar propriedades rústicas:

https://www.bolsanacionaldeterras.pt/

A bolsa de terras tem como objetivo facilitar o acesso à terra através da disponibilização de terras, designadamente quando as mesmas não sejam utilizadas, e, bem assim, através de uma melhor identificação e promoção da sua oferta.

Podemos encontrar aqui preços de venda e de arrendamento de terras, de norte a sul do continente.

https://sigims.edia.pt/DadosAlqueva/index.html

EDIA – Empresa de desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva, S.A. disponibiliza gratuitamente os seus dados geográficos, nomeadamente ortofotomapas e altimetria, informação frequentemente procurada para implementação de projetos agrícolas, com o objetivo de participar na promoção do desenvolvimento económico e social do espaço Alqueva.

https://snig.dgterritorio.gov.pt/

O SNIG é a Infraestrutura Nacional de Informação Geográfica que permite o registo e a pesquisa de dados e de serviços de dados geográficos produzidos por entidades públicas e privadas em Portugal.

https://www.dgterritorio.gov.pt/snit

O SNIT- Sistema Nacional de Informação Territorial promove a disponibilização de diversas funcionalidades e ferramentas, sendo de destacar a recente disponibilização de uma ferramenta de georreferenciação que permite ao utilizador obter uma planta de localização.

https://www.dgterritorio.gov.pt/snic

O SNIC- Sistema Nacional de Informação Cadastral identifica os prédios que integram a Carta Cadastral, seja os que se encontram em regime de cadastro geométrico da propriedade rústica, em regime experimental de cadastro predial, ainda que em situação de cadastro transitório, seja os prédios ao abrigo do regime jurídico da Informação Cadastral Simplificada.

Sistema Nacional de Informação do Solo (dgadr.gov.pt)

Uniformiza a informação espacial da cartografia de solos existente em Portugal Continental a diferentes escalas.

https://agricultura.gov.pt/estatisticas-merc-cotacoes-de-mercado-sima

Informação das cotações (mínima, máxima e mais frequente) disponibilizadas semanalmente, resulta de uma apreciação e análise dos dados recolhidos junto dos diferentes operadores económicos dos vários sectores que exercem atividades nessas áreas de mercado.

https://regsima.gpp.pt/regsima/consulta/

Informação de mercado e cotações de produtos agrícolas e pecuários.

https://www.gpp.pt/index.php/rica/rede-de-informacao-de-contabilidades-agricolas-rica

Informação relativa aos rendimentos e à economia das explorações agrícolas na União Europeia, produzindo informação harmonizada para a realização de estudos e análises comparativos dos vinte e sete países.

https://sir.dgadr.gov.pt/

Informação sobre o regadio nacional

https://www.igeoe.pt/

Serviço de cartografia no Exército.

https://www.ifap.pt/

Útil para estatísticas do setor do tomate e do azeite.

https://publico-isip.ifap.pt/

Identificação do parcelário.

Este artigo foi elaborado por João Fonseca, perito avaliador de imóveis e perito avaliador de máquinas e equipamentos, registado na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com o registo PAI/2010/0019, membro 7313161 do RICS (Royal Institution of Chartered Seurveyors), RICS Registered Valuer, membro da TEGoVA e European Registered Valuer REV-PT/ASAVAL/2023/8, Vogal do Conselho Fiscal, Disciplinar e Deontológico da ANAI (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), Perito da Bolsa de Avaliadores da Câmara Municipal de Lisboa, Associate Thinker no blogue out-of-the-boxthinking.blogspot.pt. É coautor do livro “Reabilitação urbana sustentável”, ISBN 978-989-8414-10-6. Possui uma Pós-Graduação em “Gestão e Avaliação no Imobiliário” pela Católica Porto Business School e tem o curso de formação em “Avaliação Imobiliária” pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias. Tem escritórios na Rua Pinto Bessa, 522, RC, Centro, Esquerdo, 4300-428 Porto e na Rua Visconde de Santarém, 75 C, 1000-286 Lisboa. É formador em avaliação imobiliária na empresa Domínio Binário. A Lei n.º 153/2015 de 14 de setembro regula o acesso e o exercício da atividade e a profissão dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional.