A informação atualizada sobre o mercado imobiliário é crucial para qualquer atividade imobiliária. Esta informação é necessária tanto à avaliação imobiliária como à mediação imobiliária.

Hoje apresentamos (já está há muito tempo no mercado) o “Portuguese Housing Market Survey” (PHMS), da autoria do RICS, em parceria com um “player” nacional da informação imobiliária.

Citamos, “O Portuguese Housing Market Survey (PHMS) fornece uma avaliação qualitativa dos mercados de compra e venda e arrendamento, com base num inquérito mensal dirigido a um painel de mediadores e promotores imobiliários. O PHMS contém uma repartição regional que cobre Lisboa, Porto e Algarve.”

RICS/Ci Portuguese Housing Market Survey

A informação veiculada é transversal a todo o mercado residencial, pois é obtida quer de grandes consultoras (p.e. JLL, B.Prime), quer de grandes promotores imobiliários (p.e. Avenue), quer ainda das tradicionais agências de mediação imobiliária.

O último relatório produzido, à data em que escrevemos este artigo, é de agosto de 2019, e lá podemos saber, por exemplo:

“Os resultados do RICS/Ci PHMS de Agosto de 2019 exibem uma tendência em linha com os inquéritos anteriores. Na verdade, a atividade do mercado de compra e venda permanece pouco dinâmica, com a procura por parte de novos compradores e as vendas acordadas a manterem a tendência de queda. Pelo contrário, a procura está a aumentar de forma consistente no mercado de arrendamento, impulsionando as rendas.”

O documento produzido pelo RICS é de acesso livre, o que torna esta publicação ainda mais interessante.

Concluindo, é de leitura obrigatória para quem quiser perceber o mercado imobiliário residencial e as suas tendências.